sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AS FACILIDADES E OS RISCOS DO CELULAR

   Surgido no século XX, nos EUA, o celular que, a princípio era somente uma forma de comunicação, tornou-se indispensável no cotidiano, sendo usado tanto como meio de comunicação, quanto ferramenta de trabalho e entretenimento.
   O celular, nos últimos anos, tem ganhado recursos surpreendentes, até então não disponíveis para aparelhos portáteis, sendo usado para enviar mensagens SMS, tirar fotos, despertar, gravar lembretes e vídeos, jogar, ouvir músicas. Pode-se instalar programas como dicionários, tradutores, clientes de e-mail e monitores GPS. Também oferece dados em alta velocidade, podendo realizar-se chamadas de vídeo conferência em tempo real.
   Por outro lado, o tele móvel possui seus pontos negativos, como a clonagem, que é utilizada por quadrilhas de crime organizado para se comunicar, burlando a vigilância da polícia. É um problema que aflige muitos dos usuários da telefonia móvel. Além de perder sua privacidade, o usuário recebe uma conta telefônica bem mais alta do que o esperado, também passa a receber ligações de pessoas estranhas.
   Conclui-se que devemos, sim, desfrutar de todos os benefícios que ele nos proporciona, porém com muita cautela e bom senso: não aceitar dados e informações de origem duvidosa no aparelho, não receber ligações de números confidenciais e, mais que tudo, utilizá-lo somente em locais permitidos, evitando assim perturbar a ordem pública.
Celular chinês pode ser bloqueado pelo Ministério Público

Os aparelhos de celular importados da china podem ser bloqueados se depender do Ministério Público Federal de São Paulo. A instituição já tem uma ação civil preparada para interromper o funcionamento dos aparelhos.
A razão é que eles não possuem homologação fornecida pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, uma exigência legal. O número de aparelhos já corresponde a 20% do total de 202 milhões de celulares em operação no país.
A agência alega que a entrada ilegal dos aparelhos faz com que os fabricantes estabelecidos no Brasil percam R$ 1 bilhão em faturamento a cada ano. Além do preço baixo, os celulares importados tem capacidade para operar com dois ou mais chips.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Número de celulares habilitados no Brasil já chega a 224 milhões

Nos primeiros oito meses do ano, foram registradas 21 milhões de novas linhas de celulares habilitadas no país, o que representa um crescimento de 10,39% no ano. O total de acessos à telefonia celular chegou a 224 milhões em agosto e o país já tem 114,88 linhas para cada 100 habitantes. Os números foram divulgados segunda-feira (19) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em agosto, foram cerca de 3,7 milhões de novas habilitações, com crescimento de 1,67% em relação a julho. Do total de acessos em operação no país, a maioria (81,75%) é pré-pago e 18,25%, pós-pago.

Em 19 unidades da Federação já há mais de uma linha de celular habilitada por habitante: Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, Amapá, Rio Grande do Norte, Tocantins, Sergipe, Minas Gerais, Amazonas e Acre.

A empresa Vivo continua com a maior participação no mercado, com 29,54%. Depois, aparecem a TIM, com 25,99%, a Claro, com 25,36%, e a Oi, com 18,78%. A CTBC tem 0,3% de participação e a Sercomtel, 0,03%